Sorria

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Entrevista com a autora Gaia Silva

Olá amores! Hoje voltamos para liberar a entrevista com a autora Gaia Silva, que escreveu Precisa-se de Um Emprego, livro que nós já resenhamos aqui. Queríamos ter liberado antes, mas o feriado atrapalhou nosso plano de postagem. Bom, deixa pra lá, rs. O importante é que trouxemos uma entrevista muito legal com a autora. Confiram logo abaixo.
Meninas Prodígio: Como descobriu que tinha vocação para escrever? Algum escritor/livro te influenciou?
GS: São tantas as coisas que me serviram de inspiração. Eu sempre criei histórias na minha cabeça. Histórias comigo mesma. Gostava de passar o meu tempo pensando nisso. Acho que todos nós temos um pouco dessa essência de escritor, de sonhar com um casamento, um homem perfeito, um passeio maravilhoso, etc. Mas eu extrapolava o limite dos meus pensamentos. Começava a criar coisas impossíveis que aconteceriam comigo, como andar na rua um dia e conhecer o amor da minha vida (isso é muito raro de acontecer na vida real (risos)). Eu me achava maluca e, então, comecei a criar personagens na minha cabeça em situações inusitadas. Foi aí que a internet me auxiliou a tirar essas histórias (que na época achava loucura) da cabeça e a colocá-las em algum lugar.
Li várias dicas sobre como iniciar um livro e criar o hábito de escrever. Comecei passando as minhas histórias para o papel e depois para o computador. Foi a coisa mais mal escrita que já vi em minha vida, mas não desisti. Em meio à tanta loucura e energia para escrever, descobri sites de fanfiction e fiquei eufórica. Eu ia ter os meus primeiros leitores!
Foi a melhor coisa que eu já fiz. Tinha raros leitores, mas eles foram fundamentais em minha vida, até para me darem aquele empurrão e eu melhorar na escrita. Aí, com um pouco mais de conhecimento, conheci a plataforma Wattpad e comecei a publicar as minhas histórias e está sendo incrível.
Os livros sempre me influenciaram. Desde o início, foram eles que me incentivaram a escrever e também a melhorar como pessoa. Até hoje eles me animam mais.

MP: Considerando o momento de criação da obra à recepção dos leitores, qual o maior desafio para o escritor? Em algum momento sentiu medo de compartilhar seu livro?
GS: O maior desafio para um escritor, em minha opinião, é a autocrítica. Chega um momento, na obra, em que nos perguntamos se é aquilo mesmo que queríamos escrever. Durante a escrita, vão aparecendo tantos caminhos que podemos, facilmente, nos perder.
Eu sinto medo, a maior parte do tempo, em cada postagem do meu livro. Sempre tem alguma coisa que pode ser mudada.

MP: Agora, falando de criação, de onde vêm as suas inspirações? A partir do título produz a obra ou o contrário?
GS: Minhas inspirações vêm das coisas mais inusitadas: de livros que leio, fanfics, filmes ou até mesmo músicas. Eu gosto de ficar sozinha, a maior parte do dia, criando histórias, enredos e cenas. Meu momento de criação vem sempre quando estou sozinha.

MP: De onde vêm seus personagens? São inspirados em fatos reais ou são fictícios?
GS: Meus personagens são fictícios, uso apenas nomes de pessoas conhecidas, por exemplo, a Ágata do livro, é o meu nome real, mas ela não tem nada em comum comigo, nem no jeito de ser ou nas características. Outro personagem de uma obra minha se chama Bruno. É o nome do meu irmão. Gosto de usar nomes de pessoas que conheço, acredito que, assim, me familiarizo mais rapidamente com os personagens.

MP: Costuma ler suas obras depois de terminadas ou pede a outra pessoa para revisar/avaliar?
GS: Leios os meus livros o tempo todo e também fico na expectativa por mais capítulos, imaginando o quê vai acontecer no próximo. Depois de finalizada a obra e lida por mim, eu mesma a reviso. Nunca tive um revisor ou beta.

MP: Como você descobriu o Wattpad? Sua obra foi muito bem recebida pelos leitores dessa comunidade? Pretende lançar uma continuação para ela?
GS: Conheci o Wattpad por uma escritora, de quem leio as obras. Felizmente, ela tinha abandonado o outro site, também de publicação, e migrou para o Wattpad. Como seguidora, a acompanhei. Acabei viciando na plataforma e comecei, também, a publicar. Minha primeira obra, inicialmente, não recebeu tantos leitores, mas, quando publiquei Precisa-se de Um Emprego, me surpreendi e até hoje não acredito no número de leitores que tenho.
A continuação está sendo publicada e estou amando o resultado.

MP: O quê você mais gosta em suas histórias? Qual a sensação ao ver as pessoas comentando sobre ela?
GS: Gosto da interação dos meus personagens com a família. Amo escrever o relacionamento familiar e sobre o amor em várias formas.
E a sensação é incrível, todos os dias eu leio e releio os comentários dos leitores e adoro a forma como interagem com os meus personagens, não tem sensação melhor.

MP: Juntando todos os seus personagens, qual é o seu favorito e por quê?
GS: Em livro físico, meu personagem favorito se chama Sorcha, do livro A Filha da Floresta. Ela tem sete irmãos, que são superprotetores com ela e chega um momento em que eles estão em apuros e somente Sorcha pode ajudá-los, aí, ela paga um sacrifício enorme por eles e também pelo seu pai e é por isso que eu amo essa personagem, por causa da forma que ela ama sua família e das coisas que é capaz de fazer por eles.
Já em meus livros, minha personagem favorita é a Milena. Ela é negra e tem um jeito próprio de lidar com a dor. É forte e tem uma identidade única e protege as pessoas que mais ama.

MP: Tem alguma obra em andamento? Se sim, irá publicá-la gratuitamente ou através de alguma editora/livraria?
GS: Tenho algumas em andamento e outras para iniciar. Pretendo sim publicá-las no Wattpad e, futuramente, em um editora, quem sabe.

MP: Tem algum livro fora do Wattpad?
GS: Sim... Na verdade, eu postava Fandons em um site de fanfics. Foi lá que comecei a escrever pra valer. As histórias ainda permanecem no site.

MP: Além de escrever, o quê mais você gosta de fazer?
GS: Amo ler (risos), sou uma viciada em leitura e compradora compulsiva de livros. Gosto de tê-los em minha estante para olhar para eles sempre.

MP: O quê você diria para as pessoas que têm o desejo de escrever, mas sentem medo?
GS: Eu diria para nunca desistirem. Todos nós temos um sonho e, no começo, não vou dizer que o sucesso é garantido, mas eu diria que a satisfação pessoal é a melhor recompensa.


Está aí galera, mais uma entrevista muito legal de ser feita com a nossa querida e paciente escritora Gaia Silva. Esperamos que vocês tenham gostado. Não esqueçam de comentar e compartilhar com os seus amigos. Beijoos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário